A Câmara Municipal de Vereadores de Capivari do Sul, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde, promoveu na quarta-feira, dia 28 de novembro, uma palestra para prevenção ao câncer de próstata, aderindo à campanha do Novembro Azul. A palestra foi gratuita e aberta a comunidade, reunindo um bom número de presentes na sede da Câmara.

O Presidente da Câmara fez a abertura do evento e agradeceu a presença de todos. Disse que tem grande satisfação em estar com o plenário praticamente lotado para tratar de um assunto tão importante que é a saúde do homem.

O palestrante, Dr. Mirandolino Batista Mariano, médico urologista, tratou sobre a prevenção dos homens quanto ao câncer de próstata, lembrando que a partir dos 40 anos deve ser feitos exames periodicamente.
Além da prevenção do câncer, o Dr. falou sobre outras doenças que atacam a próstata, bem como os diversos tipos de tratamento e as técnicas cirúrgicas utilizadas.

Segundo o Dr. Mirandolino, a realização do exame é essencial para que o homem constate a doença logo no início, pois o diagnóstico precoce é que salva vidas, e destacou que o câncer de próstata quando diagnosticado tardiamente não existe cura, somente tratamentos paliativos.
Mirandolino tem especialização em Residência Médica em urologia na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas (FFFCMPA) de Porto Alegre, com mestrado em medicina, Área de Concentração em Nefrologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado em medicina, Área de Concentração em Cirurgia pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (USPRP) e Qualificação em Robótica Médica pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) Computermotion.
No encerramento da palestra a Secretária de Saúde Fabiana Costa disponibilizou exames de sangue de PSA para os homens que demonstraram interesse em realizar o exame, e estão na faixa etária indicada para a realização deste. Na oportunidade a Secretária esclareceu ainda que o município aplica 30% do orçamento do município na área de saúde, 5% a mais do que a lei estabelece.

Declarou que o município, com o apoio dos vereadores, que recentemente aprovaram um projeto destinando cem mil reais da reserva de contingência para a saúde, visando atender as diversas demandas que existem na área da saúde.

Também foi entregue pelo Legislativo e Executivo um documento de agradecimento ao Dr. Mirandolino Batista Mariano pela sua colaboração, por doar parte do seu tempo em prol da sociedade, trazendo o seu amplo conhecimento ao alcance de todos.