A Câmara Municipal de Capivari do Sul aprovou, por unanimidade, em Sessão Extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, dia 05, o Projeto de Lei nº 14/2018 que solicitava autorização Legislativa para a instalação de uma Usina Termoelétrica no Polo Industrial do município. A empresa Litoral Norte Geração de Energia Ltda. pretende adquirir sete lotes para instalação da usina, que terá 5.0 MW de potência e utilizará como combustível a casca de arroz de fornecedores da região. Cada lote possui 5 mil m² aproximadamente.

Com a construção do empreendimento, serão gerados 150 empregos diretos e indiretos na fase de implementação. Já na fase de operação, está prevista a criação de 30 empregos diretos. Conforme o Executivo, além de promover incremento significativo na arrecadação do município, um dos principais impactos positivos na construção da UTE é a ampliação da disponibilidade de energia regional devido o aumento da potência adicionada ao Sistema Interligado Nacional.

A atividade econômica do empreendimento é medida pelo retorno do projeto, considerando assim o investimento realizado, a receita gerada pelo mesmo e todas as despesas incorridas para a sua operação e manutenção. O investimento total do projeto é de R$ 30 milhões, com execução da obra estimada em 15 meses e prazo de operação de 25 anos.

Segundo a empresa Litoral Norte Geração de Energia Ltda., será necessário um total de 40 mil toneladas de casca de arroz por ano para o funcionamento da usina, a qual já possui 74% dessa quantia mediante contrato com fornecedores, e outras tratativas já estão sendo realizadas para que novos contratos sejam firmados. As cooperativas Rizícola Pitangueiras e Palmares serão umas das fornecedoras. Conforme os empresários, o prazo para entrar em funcionamento é de três anos.

Com aprovação do projeto, área industrial terá 12 lotes ocupados

O Polo Industrial de Capivari do Sul fica localizado na RSC 101, a quatro quilômetros do centro da cidade, em direção ao distrito da Santa Rosa, e foi adquirido pela Prefeitura em 2002. No total são 31 lotes, em uma área de 22 hectares. O local recebeu terraplanagem, pavimentação asfáltica e sinalização de 500 metros em 2015, criando assim a Rua das Indústrias, a qual contemplou o acesso a 9 dos 31 lotes da área, que também possui energia e água tratada.

Esta é a segunda empresa que busca autorização para se instalar no Polo. A primeira foi a VL Sul Assessoria em Agronegócio, que adquiriu cinco lotes (24.804,80 m²) para a instalação de uma indústria de assessoria, representação e intermediação de agronegócio, comércio atacadista de soja e comércio atacadista de outras matérias primas agrícolas. A Câmara Municipal de Capivari aprovou por unanimidade, em sessão legislativa, o Projeto de Lei Nº 48/2017 autorizando a instalação da empresa.

Com a instalação destes dois empreendimentos, quase 50% a área industrial do município ficará ocupada, sendo que todas as empresas que tiverem interesse e tenham seus projetos aprovados, têm o prazo de cinco anos para entrarem em funcionamento completo.