Legislativo de Capivari faz homenagem a enfermeira Valquíria

Na Sessão do dia 24 de Abril, a pedido da vereadora Sandra Cardoso, a Câmara Municipal de Vereadores de Capivari do Sul aprovou uma moção para homenagear a enfermeira Valquíria Braga, que presta serviços há mais de vinte anos na secretaria de Saúde municipal. Valquíria foi aprovada em concurso do Estado, e vai exercer o cargo na 18ª coordenadoria de Saúde em Osório, e com isso solicitou exoneração.

A vereadora Sandra comentou que fica triste e emocionada com saída de Valquíria, mas ao mesmo tempo alegre pelo novo desafio que ela vai enfrentar, e devido a competência de seu trabalho sairá vitoriosa. “É uma homenagem simples, mas de coração”, completou.

A vereadora Josélia Machado comentou que o dia era muito especial devido a homenagem para Valquíria. “Me orgulha em fazer parte dessa turma. Ela está saindo de Capivari e vai sair para trabalhar na regional. Tenho certeza que a saúde da mulher vai melhorar no litoral porque Valquíria trabalha com amor e competência”, frisou. Elis Bueno comentou que Valquíria é uma profissional com amor e desejou muita luz nessa nova etapa. Manoel Dias dissertou que tem certeza que em esse novo trabalho a homenageada vai tirar de letra pois é muito competente e dedicada.

O presidente Moisés Peres relatou episódios que aconteceram quando era motorista da ambulância do município e trabalhava diretamente com a enfermeira Valquíria. “Foi muito gratificante trabalhar com a Valquíria, que é uma pessoa dedicada e responsável”, frisou. Os demais vereadores Roberto Camargo, Renato Leal e Paulo Silva também teceram vários elogios para a enfermeira.

Vereadora suplente do PP assume vaga na Câmara de Capivari no dia 24 de Abril

A suplente do Partido Progressista Josélia Machado assumiu o cargo de vereadora no lugar de Joel Vargas, na sessão de terça-feira (24), na Câmara Municipal de Capivari do Sul. O titular do partido está em licença para resolver assuntos particulares e deverá retornar a Casa Legislativa dia 07 de maio.
“Quero agradecer meus eleitores que me deram a oportunidade de estar aqui”, disse Jô, em seu primeiro pronunciamento como vereadora. A agente de saúde conquistou 120 votos, nove a menos que o titular.
Nas explicações pessoais, a vereadora lamentou a morte do empresário e ex-vice-prefeito de Capivari do Sul, Selomar Oliveira, filiado ao PP. “Perdemos um grande líder politico”, exclamou. Em seguida parabenizou a servidora Valquíra por ter prestado vinte anos de serviços de saúde ao município com humanidade e competência, que se despede de Capivari do Sul.
A Câmara Municipal de Capivari do Sul aprovou três Projetos de Lei na sessão legislativa do dia 24 de abril
A Câmara Municipal de Capivari do Sul aprovou três Projetos de Lei na sessão legislativa do dia 24 de abril, todos por unanimidade. O primeiro deles é o de nº 29, de 20 de abril de 2018, que altera o artigo 1º e artigo 6º da Lei 868 de 11 de junho de 2014 que autoriza o repasse mensal ao CONSEPRO – Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública do município de Capivari do Sul. O segundo Projeto de Lei aprovado foi o de nº 30, de 20 de abril de 2018, que altera o Capítulo IV, secão II, Art. 42, Inciso I e Seção IV, Art. 51, Inciso III da Lei nº 847 de 1º de abril de 2014, que dispõe sobre a consolidação das leis que tratam sobre os direitos sociais no município de Capivari do Sul. Já o Projeto nº 31, de 20 de abril de 2018, autoriza a contratação por tempo determinado, em caráter emergencial, de uma enfermeira para fins que especifica e dá outras providências.
Secretária Nora Nunes usa tribuna livre para falar sobre a Semana Municipal da Educação
Secretaria de Educação de Capivari do Sul, Nora Nunes, usou a tribuna livre da Câmara de vereadores onde dissertou temas sobre a educação. Disse que há 13 anos em abril de 2000, representantes de 180 países se reuniram em Dakar, no Senegal, para a Cúpula Mundial da Educação. Durante a Conferência foi estipulada a Declaração Mundial de Educação Para Todos, com o intuito de impulsionar os esforços para oferecer a educação adequada para toda a população em seus diferentes níveis de ensino. Mais de 150 governos adotaram este compromisso.
Explicou ainda, que a maior parte do conhecimento humano se dá a partir do processo de educação. E quando se fala em educação, os pensamentos nos remetem às escolas, alunos, educadores, materiais e tudo o que faz parte do universo escolar. No Brasil, tanto a escola quanto os sistemas educacionais, envolvem avanços, mas também grandes desafios a enfrentar. Ainda existe um longo caminho a ser percorrido até que possamos sanar todos os problemas ou, ao menos, temos que melhorar muito as condições do nosso ensino, e assim a melhoria das aprendizagens das crianças. Por isso, neste dia 28 de abril vale a pena relembrar e comemorar tanto os passos importantes dados quanto se aprofundar e cobrar os compromissos assumidos referentes a educação.
Ela informou que para comemorar esta data em Capivari do Sul, promoveram a Semana o Festival de Cinema Infanto Juvenil – Janela Itinerante, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com projeção de curtas, oficinas, workshop, palestras, debates, mágicas e a Orquestra Villa-Lobos, com crianças e adolescentes de Porto Alegre (Dia 28 de abril de 2018, as 19 horas no Pavilhão do Parque de Eventos Abrahão Nunes). Também acontece a Feira do Livro no Espaço Cultural.
“Convido todos os vereadores e as pessoas presentes para prestigiar o Festival de Cinema Infanto Juvenil – Janela Itinerante”, encerrou Nora Nunes.
Reportagem/ Edição/Foto: Jornal Intergração